Por isso o aprender nos liberta, é transformador !
Em Salmos 127:3-5, Deus nos faz lembrar que filhos são herança do Senhor, são recompensa que ele dá, como flechas nas mãos do guerreiro…
O que significa, que eles vem também para nos ensinar, então porque não aprendermos com eles e promovê-los a um aprender com autonomia e de forma prazerosa?
Então de fato, é a capacidade de afetar e ser afetado que nos torna humanos! Vivemos em uma sociedade consumistas de coisas, produtos, e uma busca frenética para conquistarmos coisas perecíveis, mas ressalto que o momento, a humanidade, nosso filhos, nosso alunos, precisam aprender a conhecer a humanidade do outro para promoção do respeito, que trará aprendizagem, seja ela educacional, sócio emocional e comportamental.
Quando nos colocamos no lugar do outro, da nossa criança e entendemos pelo que ele é afetado, aumentamos a potência de sentir, isso aumenta a capacidade de pensar e existir. Citando aqui o tão inexplicável amor de Mãe e de DEUS, eles nos potencializam.
Depois que descobrirmos o funcionamento do processo de aprendizagem, tudo muda; a minha prática, a minha metodologia, as minhas vivências, as minhas relações.
Você talvez já perguntou para alguma professora, porque meu filho não aprende? Por que se comporta mal?
E ela pode ter te respondido, “seu filho tem problema na cognição…”(risos)
Afinal, o que é a cognição em uma breve explicação?
A definição mais aceita de cognição é a habilidade para processar informações através da percepção .
Em outras palavras, a cognição é a habilidade que temos para assimilar e processar as informações que recebemos de diferentes meios (percepção, experiência, crenças…) para que sejam convertidas em conhecimento.
A cognição inclui diferentes processos cognitivos, como a aprendizagem, atenção, memória, linguagem, raciocínio, tomada de decisões, etc., que fazem parte de nosso desenvolvimento intelectual e experiências.