Conclui-se que o desenvolvimento humano é um processo ativo, onde a existência de erros é natural e que a aprendizagem é um fator social e a interação de todos , organizados nos trazem respostas.
A Bíblia descreve em Galátas 3:28 que Deus nos fez diferentes um dos outros, mas todos somos alvos do seu grande amor.
Certamente esta colocação cabe a educação, seja ela na escola, sociedade e ou família, a considerar o outro, suas individualidades e ritmo de aprendizado, espaço favorável nas vivências, culturas .
Freire já dizia: Ninguém ensina ninguém, tampouco ninguém aprende sozinho os homens aprendem em comunhão mediatizados pelo mundo.
Também é de nosso conhecimento que o processo de evolução depende da capacidade biológica do sujeito quanto ambiente, que o afeta de alguma forma. Ele nasce com um equipamento orgânico, que lhe de determinados recursos, mas é o meio que vai permitir que estas potencialidades se desenvolvam.(Wallon)
O meio identificamos como o espaço, o momento que damos significado aos saberes, nos libertando de padrões ,que se faz necessário sentar em fileiras, salas fechadas, estes tendem a aprisionar relações, e são as relações que estas fazem e avançam todo o processo do aprender.
Crianças que não recebem o estímulo necessário pelo educador e ou família, se sentirão inferiores e o sentimento de inferioridade desestimula o aprendente. E o estímulo também pode iniciar com o ambiente, mesmo considerando o ambiente virtual, onde a didática, a apresentação dos conteúdos e interação do indivíduo a este espaço dará o significado ao aprendizado.